Feira de sementes nativas é prestigiada pela FUNAI

 

Image

O técnico em agricultura e pecuária de FUNAI, Newton Bueno montou um stand de sementes que trouxe da Feira

A oitava Feira de Sementes Nativas e Crioulas e de Produtos Agroecológicos aconteceu na cidade de Juti, neste mês de julho. A programação envolveu apresentações culturais, palestras, oficinas e trocas de experiências.

Realizada pelo CPT, Comissão Pastoral da Terra, e FCBA, Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, a feira teve o apoio da FUNAI de Dourados, da EMBRAPA e outros 14 órgãos ligados ao meio ambiente e produção agrícola. Representantes das aldeias indígenas de Sassoró, Jaguapiré e Amambai, participaram das oficinas do evento.

Durante os dias 14 e 15 desse mês, a feira apresentou o seminário “Sobre o uso e conservação do cerrado do sul de Mato Grosso do Sul”, e discutiu temas como produção de mudas e espécies nativas, adubação verde e educação ambiental. Para a CPT, o objetivo do evento foi divulgar os benefícios das sementes crioulas, derivadas dos cultivos tradicionais das espécies vegetais. Essas sementes são produzidas sem uso de agroquímicos e não sofrem modificações genéticas, permitindo formas de trabalho familiar e comunitário.

O técnico em agricultura e pecuária da FUNAI, Newton Bueno, de Ponta Porã, participou das oficinas junto com os indígenas. Bueno trouxe a experiência para os colegas no prédio da coordenação regional, montando um stand com sementes nativas variadas e informativos sobre o assunto. Para ele a feira teve um importante papel de resgate: “Valorizou o uso das sementes tradicionais, que estavam quase extintas. Elas são importantes para resgatar um modo de vida que está se perdendo. Além disso, essas sementes são mais resistentes a pragas e doenças, necessitando de uma menor aplicação de agrotóxicos e conservando a agrobiodiversidade”, disse.

Anúncios
por funaipontapora

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s