Aty Guassu vai reunir principais lideranças indígenas nesta semana

Image

Foto: Karina Liss
As rezas são o início dos trabalhos no Atyguassu

A assembléia que representa o fortalecimento da cultura e das tradições indígenas vai acontecer entre os dias 25 e 29 desse mês, na aldeia Rancho Jacaré, município de Laguna Carapã.

50 comunidades indígenas do sul do estado estarão envolvidas no evento, que acontece há mais de 30 anos. Neste ano, a presidenta da FUNAI, Marta Azevedo, vai prestigiar a assembléia, acompanhada de antropólogos, assessores e coordenadores do órgão. O Aty Guassu é promovido pelo movimento indígena Guarani Kaiowá, com o apoio da FUNAI.

A programação inicia às oito horas da manhã e vai até as seis horas da tarde, todos os dias.  Inclui manifestações de dança, canto e religiosidade, mas o foco é a discussão livre sobre problemas que afetam as comunidades indígenas e possíveis soluções. O evento é também a reafirmação dos povos indígenas na região e a influência de suas tradições em Mato Grosso do Sul: “É uma grande assembléia. Historicamente, era feito para reunir os povos e discutir questões internas da cada aldeia. A partir dos anos 80, os temas se tornaram mais abrangentes, incluindo problemas gerais como a questão fundiária. O Aty Guassu é o mais importante fórum dos Guarani Kaiowá e é um dos elementos da organização política desses povos”, diz o antropólogo Thiago Cavalcante, da FUNAI.

Anúncios
por funaipontapora

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s