PF conclui inquérito do caso Nísio Gomes

 

Foto: Dourados Agora

Foto: Dourados Agora

No último domingo, agentes da Polícia Federal fizeram buscas pelo corpo do cacique Nísio Gomes, em uma área próxima à fronteira com o Paraguai. Mesmo sem encontrar o corpo, a polícia concluiu o inquérito e o Ministério Público deve oferecer denúncia nos próximos dias.

Segundo a PF, o cacique foi morto no dia 18 de novembro do ano passado, durante o ataque ao acampamento indígena Guayviry. A afirmação se baseia em depoimentos de duas testemunhas que tiveram o benefício da delação premiada. Uma delas confessou ter carregado o corpo do índio e deu detalhes do ferimento causado por tiro que atingiu a região das axilas, causando a morte de Nísio. A PF informou ainda que os últimos depoimentos confirmaram o testemunho do filho e do neto do cacique, que presenciaram o crime e viram o corpo ser retirado do local em uma caminhonete. As investigações apontam para o consórcio entre fazendeiros e uma empresa de segurança privada da cidade de Dourados.

O resultado do inquérito foi o indiciamento de 23 pessoas, dentre elas fazendeiros, o dono e nove funcionários da empresa de segurança, além de um advogado. Dessas, 18 estão presas acusadas de homicídio qualificado, ocultação de cadáver, fraude processual e corrupção de testemunhas. “Estamos indo além de todos os limites dos nossos agentes para encontrar o corpo. A população pode estar certa de que não vamos descansar um minuto nesta busca. Mesmo com o fim do inquérito, a PF vai usar todas as vias legais para encontrar o corpo de Nísio Gomes”, disse a delegada Paloma Alves, da Polícia Federal.

A PF não divulgou os nomes dos presos porque o caso corre sob segredo de justiça. O crime aconteceu em novembro de 2011, no acampamento indígena Guayviry, município de Aral Moreira. O ataque que culminou no assassinato do cacique Nísio Gomes foi motivado por questões fundiárias, de acordo com a polícia. O acampamento estava localizado numa fazenda cuja propriedade está sendo questionada na justiça.

Anúncios
por funaipontapora

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s