Comunidade indígena de Arroyo Korá sofre nova intimidação

Image

Foto: Aty Guassu

Cerca de dez homens armados numa caminhonete e dois homens a cavalo entraram no acampamento de Arroyo Korá, município de Paranhos, na manhã da última sexta feira, 07, atirando para o alto. Os indígenas foram obrigados a fugir para a mata fechada que cerca o local, mas ninguém ficou ferido.

A Funai acionou a Força Nacional, que fez ronda nas imediações do acampamento guarani kaiowá, dispersando os pistoleiros. De acordo com os indígenas, o grupo armado era liderado pelo produtor rural Luiz Bezerra, dono da fazenda Porto Domingos, que chegou a ser abordado pela Força Nacional, por estar no local no momento do ataque: “A caminhonete é do Luiz Bezerra, veio por meio de uma estrada de chão do fundo da fazenda do Luiz Bezerra. Às 13 horas uma equipe da Força Nacional chegou ao local. Os pistoleiros viram de longe a viatura da Polícia e correram com as armas nas mãos, levando as esconder as armas em várias direções. O fazendeiro Luiz Bezerra não deu tempo para se esconder e não conseguiu correr e foi abordado”, disse o grupo indígena. De acordo com os índios, os pistoleiros ameaçaram matar a todos caso não desocupem as terras. A Funai comunicou o fato à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal de Mato Grosso do Sul.

A demarcação da terra indígena Arroyo Korá foi homologada pela Presidência da República no ano de 2009, através do decreto 12.367. O relatório de identificação, publicado pela Funai, atesta, com fontes documentais e bibliográficas, a presença dos guarani na região desde o século dezoito.

Anúncios
por funaipontapora

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s