Funai solicita reforço da PF para indígenas nas eleições

Image

O objetivo é garantir a segurança do processo eleitoral, disse Funai

A Coordenação da Funai em Ponta Porã solicitou hoje, 04, reforço da Polícia Federal para as áreas indígenas do cone sul de Mato Grosso do Sul, nos dias que antecedem as eleições para prefeito e vereador.

De acordo com a chefe do SEGAT, Serviço de Gestão Ambiental e Territorial da Funai, Juliana Mello, a medida foi tomada para inibir crimes eleitorais e garantir a segurança dos indígenas nas eleições: “O reforço da PF é para combater a violência nas aldeias e acampamentos neste período. O objetivo é garantir a segurança do processo eleitoral e o exercício da democracia também entre os indígenas”, disse.

O SEGAT destacou ainda, que a presença da Polícia Federal vai inibir tanto os crimes eleitorais como compra de voto e boca de urna, como também outros crimes associados ao pleito como ameaça. A PF deve fazer rondas, a partir de amanhã, em aldeias e acampamentos indígenas do sul do estado até o próximo domingo.

A Funai divulgou ainda, um memorando para orientar os indígenas quanto ao procedimento e documentos necessários para o exercício do voto. O documento destaca a resolução 23.372, do Tribunal Superior Eleitoral, que estabelece, dentre outras coisas, os documentos necessários para a votação. Lembra ainda, que só serão admitidos votar os eleitores cujos nomes estiverem cadastrados na seção e que a identidade indígena expedida pela Funai não tem plena aceitação dos outros órgãos federais: “Para votar o eleitor precisa apresentar um documento oficial com foto. Cabe registrar que o documento da Funai não se enquadra no rol dos documentos que comprovam a identidade, podendo não ser aceito como documento de identidade no dia da votação”, disse o coordenador regional da Funai em Ponta Porã, Silvio Raimundo da Silva.

Anúncios
por funaipontapora

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s