Servidores da Funai receberam capacitação para combate a queimadas

Image

Foto: IBAMA

O Workshop Internacional de Alternativas ao Uso do Fogo aconteceu em Brasília – DF, com a participação de palestrantes nacionais e internacionais.

Realizado pelo IBAMA e PREVFOGO, do Ministério do Meio Ambiente, o evento teve como tema: “Quando a alternativa é boa, o fogo não tem vez”. A programação contou com a contribuição de instituições como Embrapa Floresta, Incra e Programa Amazônia Sem Fogo.

O objetivo do workshop foi ensinar técnicas que substituem as queimadas aos servidores públicos, para que eles se tornem multiplicadores das informações no meio rural. Durante três dias, palestrantes do Brasil, da República Dominicana, do Chile e da Bolívia abordaram assuntos como política nacional de incêndios florestais, desenvolvimento sustentável e políticas agro ambientais. Os servidores receberam ainda, material impresso didático sobre principais causas dos incêndios florestais e conseqüências e alternativas de soluções às queimadas.

Para a servidora da Funai em Ponta Porã – MS, Mariany Martinez, que participou do workshop, a iniciativa foi de grande importância para a mudança de atitude no meio rural, com relação às queimadas: “O workshop levou ao primeiro plano a grande importância da promoção às atividades agrícolas sustentáveis enquanto alternativa ao uso do fogo no meio rural e indígena. Atividades realizadas em diversas partes do país, como o apoio a implantação de Sistemas Agroflorestais, têm mostrado grande resultado para a segurança alimentar, geração de renda e controle aos incêndios florestais”, disse.

Anúncios
por funaipontapora

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s