18º Encontro de professores indígenas aconteceu na aldeia Campestre

Image

Foto: Amanda Cury

Cerca de 500 pessoas participaram do evento anual de educação indígena na aldeia Campestre, município de Antônio João – MS, entre os dias 31 de outubro e 02 de novembro.

O objetivo do encontro foi fortalecer, aperfeiçoar a formação e dar encaminhamento às políticas indígenas para o bom funcionamento da educação escolar nas aldeias. Professores e gestores escolares Guarani Kaiowás, além de lideranças políticas, rezadores, parlamentares, estudantes e agentes de saúde participaram da programação do evento que incluiu palestras, apresentação de vídeos, relatos de experiências e grupos de trabalho.

Para a professora Élida Gomes Machado, o encontro traz sempre uma bagagem positiva para a educação nas aldeias: “Adquirimos muito conhecimento quando trocamos experiências com professores de várias aldeias. Saber as dificuldades das outras comunidades e encontrar um caminho juntos para melhorar a educação indígena é fundamental”, disse.

Temas como “Diretrizes nacionais para a educação escolar indígena” e “A escola indígena e currículo diferenciado” foram abordados no evento. A reforma da Comissão de Professores Guarani Kaiowás e discussões sobre o Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena também fizeram parte da pauta.

Realizado pela Comissão de professores indígenas, o encontro teve o apoio da Funai, UFGD, prefeituras e ONGS. Segundo uma das organizadoras do evento, a professora Inaye Lopes, a cada ano o encontro melhora e os indígenas se esforçam para fortalecer o movimento da educação: “Ficamos muito felizes por ter sido na nossa aldeia este ano. Nos organizamos para oferecer uma boa estrutura para os participantes e ficamos muito felizes com os resultados. O evento está cada vez melhor”.

 

Anúncios
por funaipontapora

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s