Assassinato do cacique Nísio Gomes completou um ano

Image

Lideranças religiosas indígenas lembraram a morte de Nísio Gomes
Foto: Mariany Martinez

Lideranças religiosas e políticas se reuniram no acampamento Guaiviry para lembrar o ataque de pistoleiros à comunidade no ano de 2011 e homenagear o cacique Nísio Gomes, que morreu pela causa indígena.

Uma casa de reza foi inaugurada no Tekohá Guaiviry e os indígenas participaram de rezas e cantos religiosos, no intuito de fortalecer as famílias que perderam seus entes durante a batalha pelo direito de habitar suas terras tradicionais. Cerca de 150 pessoas assistiram as homenagens a Nísio Gomes. Amigos do cacique relembraram o ataque ao Guaiviry e colocaram flores, fotografias e velas no local da morte dele.

Image

Amigos marcaram com fotos e velas o local da morte de Nísio Gomes
Foto: Mariany Martinez

Nísio Gomes foi assassinado em 18 de novembro de 2011, logo após a retomada do Tekohá Guaiviry, no município de Aral Moreira, Mato Grosso do Sul. De acordo com o inquérito policial, o grupo guarani kaiowá foi atacado por pistoleiros armados, que atiram contra os indígenas. Segundo o filho do cacique, Valmir Gomes, o pai foi atingido à queima roupa, por uma bala de borracha na região do tórax e morreu minutos depois. O corpo nunca foi encontrado, mas 23 pessoas respondem a processo por homicídio qualificado, ocultação de cadáver, fraude processual e corrupção de testemunhas. O inquérito se baseou nos depoimentos de duas testemunhas que tiveram o benefício da delação premiada. Uma delas confessou ter carregado o corpo do cacique e deu detalhes do ferimento a bala que causou a morte do índio.

Para as lideranças indígenas que se reuniram para homenagear Nísio Gomes, a memória do cacique reforça a luta dos guarani kaiowás pela terra tradicional: “Estaremos insistindo pela nossa permanência no local em guerra. Pois entendemos que nosso líder já pagou, com o próprio sangue, o preço de nossa existência na Tekohá Guaiviry”.

Anúncios
por funaipontapora

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s