31 toneladas de sementes foram entregues em áreas indígenas de MS

Image

Oito mil famílias indígenas receberam sementes de milho, feijão, melancia, abóbora e moranga.
Foto: Mariany Martinez

A Funai, Coordenação Regional de Ponta Porã, entregou, neste mês de dezembro, 21 toneladas de sementes de milho e 10 toneladas de sementes de feijão, abóbora, melancia e moranga à 21 áreas indígenas Guarani e Kaiowá, no sul de Mato Grosso do Sul.

Além das sementes, 45 mil litros de óleo diesel foram disponibilizados para abastecer tratores no preparo do solo. A entrega faz parte do Plano Anual de Trabalho de Etnodesenvolvimento, realizado pela Fundação Nacional do Índio, em parceria com a CONAB, Companhia Nacional de Abastecimento, e as Prefeituras dos municípios que abrigam as áreas indígenas. Aldeias como Porto Lindo, no município de Japorã e Pirajuí, no município de Paranhos, foram beneficiadas pelo Plano. Ao todo, oito mil famílias indígenas receberam sementes.

De acordo com a chefe do Núcleo de Etnodesenvolvimeto e Gestão Ambiental da Funai de Ponta Porã, Mariany Martinez, o Plano é necessário, diante da situação de dificuldade dos Guarani Kaiowá na região: “É de grande importância para a segurança alimentar e geração de renda dessas comunidades. Porém, é importante apontar para caminhos que fortaleçam a autonomia indígena como a valorização da agrobiodiversidade tradicional e de práticas mais sustentáveis. O desafio do poder público é apoiar essa transição”, concluiu.

Anúncios
por funaipontapora

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s