Índios plantam cerca de 1.500 hectares em MS

O cultivo de legumes, frutas e grãos está presente em 27 áreas indígenas Guarani Kaiowa no sul de Mato Grosso do Sul.

Image

Foto: Amanda Cury

Com o apoio da Funai de Ponta Porã e de prefeituras da região, aproximadamente 1.500 hectares foram semeados com milho, feijão, arroz, mandioca, abóbora, moranga e melancia. Em algumas áreas, como a aldeia Ñande Ru Marangatu, no município de Antônio João, o cultivo do milho e da mandioca já está em estagio avançado. Frutas como banana, mamão e lima também são cultivadas na aldeia. Até o final do ano, os indígenas esperam colher mais de 4.500 toneladas de alimentos.

Em dezembro do ano passado, a Funai disponibilizou uma grande quantidade de sementes e óleo diesel para o plantio em áreas indígenas do sul do estado. A ação era parte do projeto de agricultura que tem como objetivo a segurança alimentar das comunidades indígenas.

Sementes milenares

Image

Salvador Reinoso mantém a tradição familiar plantando milho Saboró.
Foto: Amanda Cury

O cultivo da terra, há séculos, foi incorporado à cultura Guarani Kaiowa. Disso resulta o plantio de sementes milenares como o Milho Saboró, que tem como principais características a espiga encorpada e a maciez dos grãos. Salvador Reinoso, de 67 anos, mantém a tradição familiar cultivando Milho Saboró na aldeia Ñande Ru Marangatu: “Meu avô me deu a semente e ensinou a plantar e eu planto até hoje. Agora eu dou a semente para os netos e eles vão plantar”, diz.

Image

Foto: Amanda Cury

Outra semente tradicional é o Feijão Arroz. Os grãos pequenos e avermelhados estão presentes nas terras Guarani Kaiowa há mais de mil anos, de acordo com a história oral dos indígenas. As sementes são passadas de geração em geração: “Faz parte da nossa história. O índio sempre plantou essa semente. É muito difícil de encontrar. Na cidade não tem, mas o índio planta porque é importante para a saúde”, diz o indígena Dario Peralta.

Anúncios
por funaipontapora

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s