Mutirão encaminhou cerca de 10 mil solicitações de documentos civis para indígenas em MS

A ação cadastrou pedidos de registros civis como RG, CPF e carteira de trabalho e deve entregar os documentos até o mês de junho.

Image

O mutirão de documentação, realizado nos dias 15 e 16 desse mês, cadastrou indígenas para solicitação de documentos civis nas aldeias Amambai, Jaguari e Limão Verde, localizadas no município de Amambai, sul do estado. A ação foi desenvolvida pelo CEESRAD, Comitê Gestor Estadual para a Erradicação do Sub-Registro Civil de Nascimento e Ampliação do Acesso à Documentação Básica de MS, com o apoio da FUNAI, da SESAI e de outras quatro instituições, além da Força Nacional.

Cerca de 50 servidores públicos e voluntários realizaram cadastro para confecção de Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI), Certidão de Nascimento, RG, CPF e Carteira de Trabalho. Além da solicitação de documentos, os indígenas foram vacinados contra quatro tipos de gripe, inclusive a Influenza h1n1.

De acordo com a Funai, o objetivo da ação é facilitar o acesso a serviços públicos de saúde, educação e benefícios sociais como o bolsa família e o direito a aposentadoria. A indígena Jane Lopes foi ao mutirão para pedir a primeira via do RANI do filho, Thiago Martin, de cinco meses de idade: “É importante ter o RANI, porque depois posso tirar todos os outros documentos do meu bebê. Quero que ele tenha tudo, Certidão de Nascimento Civil, RG e CPF”, disse a indígena.

Segundo o CEESRAD, a documentação solicitada nos dias 15 e 16, deve ficar pronta em até 60 dias, quando um outro mutirão deve ser realizado nas mesmas aldeias, para a entrega dos documentos solicitados. “Não vejo a hora de pegar minha Certidão de Nascimento. Nunca tive documento civil, fazia tempo que eu queria, mas era difícil ir à cidade para tirar o documento, porque é longe e tem que ir a pé. Agora foi bom, vai melhorar a vida com o documento. Quando chegar vou ficar feliz”, disse a indígena Alda Ribeiro, de 63 anos.

Anúncios
por funaipontapora

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s